Adequação da Imagem

Adequação da Imagem

Nas novelas existe toda uma adequação da imagem do ator/da atriz ao papel que eles irão atuar. A história do personagem é contada por um conjunto de elementos visuais em sua imagem, dentre eles, a cor e a estrutura de corte dos cabelos, o sotaque, o comportamento, os acessórios e as roupas que ele utiliza. Tudo alinhado e comunicando a mesma intenção para que os telespectadores percebam coerência e autenticidade.

De todos esses elementos, talvez a cor dos cabelos seja o de maior impacto na construção de um personagem pela sua proximidade ao rosto – sede da nossa identidade – e pelas mensagens e sensações que as cores carregam, influenciando psicologicamente o ator e a sua audiência.

Alguém sabe por que em sua maioria, as vilãs de novela e desenho eram/são mais morenas do que loiras? Isso acontece porque os cabelos escuros estão ligados, visagisticamente falando, à força, poder, racionalidade, mistério e distanciamento.

Já os cabelos claros estão alinhados às pessoas com personalidade dócil, amável, suave, e acessível. Quer ver só? Lembram-se que quase todas as princesas dos desenhos eram/são loiras?…Até a do emoticon! Rs. Da mesma forma, as apresentadoras de TV (que precisam comunicar acessibilidade). Já as vilãs….

Não estou aqui dizendo que as morenas são más e as loiras não (até pq sou morena), todas as cores de cabelo tem pontos fortes e fracos – a serem equilibrados conforme seu desejo – o que acontece é que a cor escura, por si só, remete a força e poder, e essas percepções, aliadas à outros elementos que comunicam a mesma mensagem, ainda reforçadas pelo comportamento de má fé, produzem, com consistência, a mensagem de vilania que o autor deseja.

“Mas já vi vilã loira!” Nesse caso os demais elementos em sua imagem devem ter tido uma especial atenção no sentido de sobrepor a mensagem da cor dos cabelos, ou eles serviram para confundir o público. Lembram da Flora de “A Favorita”?

Por isso, na nossa vida real é tão importante observar se as mensagens que estamos emitindo, por meio de nossa imagem, estão equilibradas e alinhadas ao nosso desejo, gerando a confiança necessária para os nossos relacionamentos sociais e profissionais.

Uma Consultora pode te ajudar nisso!

Beijos, queridos!

Sabrina Silvian
sabrina.fnde@gmail.com
Sem Comentários

Escreva um Comentário