Consultoria de Imagem - Blog da Sabrina 11

A Grande diferença entre quase iguais

A pergunta é recorrente: Qual a diferença entre Consultora de ModaPersonal Stylist  e Consultora de Imagem?
Bom, para começar devo dizer que os nomes podem nos confundir, mas as três profissões são bem diferentes!
Vou explicar um pouco mais sobre cada uma delas.

Consultora de Moda é uma profissional especializada em tendências. Ela analisa os caminhos da moda, capta os sentimentos que os estilistas imprimem naqueles desfiles surpreendentes (para não dizer malucos), e traduzem para nós, reles mortais. Além de repassar informações das passarelas para lojistas em formas de dicas do que é interessante se ter nas araras.
Ou seja, essa profissional está sempre atenta aos desfiles, tendências nacionais e internacionais. Um exemplo de consultora de moda é a Glória Kallil

blog sabrina silvian 02

Personal stylist é um profissional que tem foco no vestuário e no guarda-roupas do cliente. Basicamente, ele veste uma pessoa adequadamente, dentro do que a valoriza, ou seja, esse profissional filtra, garimpa entre as informações de moda, o que mais tem a ver com aquela pessoa específica.
O trabalho aqui é pontual. Muitas pessoas contratam esses profissionais para um determinado evento, viagem ou por conta de uma mudança profissional naquele dado momento. São mudanças mais focadas e dentro do vestuário.

blog sabrina silvian 33

Já a Consultora de Imagem é uma profissional especializada em comunicação verbal e não verbal, comportamento e aparência. Ela ajuda as pessoas a atingir auto confiança, credibilidade e autenticidade com sua imagem.
A Consultoria trabalha mais com a imagem que se quer projetar do que com a moda em si. Aliás, a moda é só mais uma ferramenta que usamos. É trabalhado tudo que abrange a imagem do cliente; cabelo, maquiagem, etiqueta e o vestir. O vestir aqui, não é somente adequado ao corpo da cliente; é um vestir com expressão e intenção.
O olhar de um consultor de imagem para a moda não é avulso, não indicamos a compra de uma peça só por ela ser bonita ou por estar na última moda. A peça tem que conversar com o corpo, com o gestual do cliente e, principalmente tem que expressar a imagem que buscamos para ele.
E essa imagem vem de um trabalho que é realizado através de muito estudo, técnicas de análises, conversas e muita observação, até que o cliente se sinta seguro com a mensagem que projeta para o mundo.

Todos os trabalhos são de extrema importância. As Consultoras de Moda prestam um serviço à sociedade, lojistas e até a estilistas. As Personal stylists atendem adequação e ocasião, e as Consultoras de Imagem trabalham a imagem completa do cliente.
A nomenclatura serve como classificação, mas nada impede que uma Consultora de Imagem queira absorver outras palavras como estilo, que também é muito usada por ai.
O que temos que pensar é que, trabalhar com imagem é algo muito sério; desmistificar paradigmas de uma pessoa, revirar emoções, indicar investimentos, tudo em busca de um retorno, que se não vier, deixará seu cliente completamente frustrado.
Caso você procure pelos serviços de Consultoria de Imagem, analise os currículos dos profissionais, veja sua formação, se tem expertise. A AICI (Associação Internacional de Consultores de Imagem) www.aici.org pode indicar profissionais que levam a sério a profissão. Vale a pesquisa, porque é sua imagem que está em jogo.
Não há satisfação maior do que ver seu cliente com um sorriso largo no rosto, entendendo as funções, as definições estudadas para ele. Nosso coração se enche de alegria e vamos dormir tranquilas, certas de que fizemos nosso algo a mais por um mundo melhor e definitivamente mais bonito.

bjs,

Sabrina Silvian

Sabrina Silvian
sabrina.fnde@gmail.com
7 Comentários
  • Isadora Dantas
    Publicado em 21:43h, 23 março Responder

    Muitíssimo bem explicado Bina.
    Parabéns!
    Achou que tira a dúvida até dos mais confusos rsrsrs.
    Beijos

  • Sá andrade
    Publicado em 22:10h, 23 março Responder

    Q boom q gostou!! Mts pessoas confundem…to adorando escrever rs… Bj

  • Fernanda Vieira Bello
    Publicado em 09:53h, 24 março Responder

    Sá, adorei o post! Realmente muito bem explicado a nossa função!!! beijos

  • garimpodamoda
    Publicado em 10:46h, 25 março Responder

    Sabrina.. ótima dica … Parabéns!!!

    Beijos…

    Larissa Kreusch

  • Luciana
    Publicado em 10:33h, 31 março Responder

    Sá, realmente ótimo… funções relacionadas mas com essências diferentes, esclarecedor para pessoas que como eu não fazem parte da profissão e gostam de acompanhar as tendências que difundem.
    bjim

  • Anonymous
    Publicado em 16:13h, 23 outubro Responder

    Até que enfim consegui saber a real diferença entre as 3 áreas. Eu quero ser Personal Stylist!

    • Sabrina Silvian
      Publicado em 20:00h, 08 setembro Responder

      kkk…que bom! Fico feliz que contribui de alguma forma. Gratidão pelo carinho.

Escreva um Comentário